Nosso
Blog

Compartilhar:

Plano de Saúde Empresarial: como funciona e dicas de contratação

Não é novidade entre as corporações que um plano de saúde empresarial impacta diretamente na produtividade e nos resultados de uma empresa. Além de motivar os colaboradores, esse tipo de benefício mostra a preocupação da empresa com a saúde e o bem-estar de seu capital humano.  

Manter os funcionários engajados, seguros de suas integridades física e mental, é o caminho certo para obter uma equipe de confiança e alcançar o sucesso da corporação. Além desses fatores, disponibilizar o benefício do plano de saúde para os colaboradores é uma excelente estratégia para retenção de talentos.

Continue a leitura e entenda melhor como funciona este tipo de plano e como escolher a melhor opção na hora de contratar os serviços.

Como funciona o Plano de Saúde Empresarial

Resumidamente, o plano de saúde empresarial é um plano coletivo, contratado por empresas que desejam oferecer planos de saúde para seus funcionários. Em vez de pagar um plano para cada colaborador, a empresa pode pagar por um pacote que beneficia a todos, entre funcionários e sócios do negócio.  

Quando uma empresa contrata este tipo de serviço, ela passa a oferecer plano de saúde a seus colaboradores, suas famílias (dependendo das coberturas contratadas) e todos os outros indivíduos atrelados à empresa, até o momento em que o funcionário se desliga.

O funcionamento de um plano de saúde empresarial é muito similar ao plano individual. A grande diferença é que os planos coletivos, devido ao número de beneficiários, são mais vantajosos por diversos fatores. Um dos mais significativos são os custos, até 35% menores que os planos individuais.

Quais empresas podem contratar o Plano de Saúde Empresarial

Ao contrário do que muito pensam, o plano de saúde para empresas pode ser contratado por micro, pequenas e médias empresas. Existem planos corporativos até para o Microempreendedor Individual (MEI), desde que sejam contratados para, no mínimo, duas pessoas.

Quem pode ser beneficiário no Plano de Saúde Empresarial

O plano de saúde empresarial é um benefício oferecido a todos os colaboradores da empresa, incluindo os sócios e seus familiares, dependendo da cobertura contratada. Em caso de extensão aos familiares, de acordo com a legislação vigente, embasada com as especificações da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), podem ser beneficiados pelo plano de saúde empresarial:

  • Parentes de 1º, 2º e 3º grau consanguíneos;

  • Cônjuge e companheiro.

Modalidades de contratação

As opções de plano de saúde empresarial vão desde coberturas mais simples e convencionais, com cobertura médica, hospitalar e ambulatorial, até planos mais completos, com internação em quarto privativo, resgate de helicóptero e atendimento em unidades hospitalares renomadas nacionalmente. É importante avaliar a disposição financeira da empresa para arcar com os custos para determinar a modalidade do benefício de saúde oferecido.  

Dicas de como escolher o Plano de Saúde Empresarial ideal

Agora que você já sabe como funciona, quais empresas podem contratar, quem pode ser beneficiado e as opções de contratação, nada melhor do que saber como escolher o plano de saúde empresarial ideal para sua corporação.

As opções de planos para empresas são inúmeras, os benefícios variam de acordo com as coberturas contratadas e o valor depende diretamente do número de beneficiários. Por isso, escolher o plano ideal nem sempre é uma tarefa simples para os gestores.

Existem alguns fatores a serem levados em consideração, que são diferentes para PME e grandes corporações.

O que analisar na hora de contratar o plano para PME:

  • Qual o valor da mensalidade? O investimento no plano corporativo deve ser compatível com os serviços contratados.

  • A rede credenciada deve ter qualidade equivalente aos serviços oferecidos às grandes corporações.

  • Qual modalidade a ser contratada se encaixa melhor com os objetivos e necessidades da sua empresa? Ambulatorial, hospitalar, com ou sem obstetrícia? Explore todas as opções, valores e benefícios.

  • Quais as formas de pagamentos disponíveis? Integral ou por coparticipação?

Para acertar na escolha do plano ideal, os gestores devem levar em conta os seguintes fatores:

  • O perfil em comum entre os colaboradores: a idade média, número de homens, de mulheres, quantos deles são casados, o número de filhos e a renda mensal de cada um.

  • É indispensável que a operadora de seguros ofereça acompanhamento periódico e efetue análises para realizar manutenções e oferecer as melhores soluções.

  • Analisar quais benefícios cada operadora oferece para as grandes corporações que contratam plano de saúde para um volume grande de funcionários.

  • No caso de funcionários viajarem em serviço da empresa, sendo elas em território nacional e/ou internacional, verificar se o plano contratado possui a abrangência necessária para cobrir esses colaboradores.

  • Sempre considerar o custo-benefício e os diferenciais de cada operadora.

Além dessas análises específicas que vão de acordo com o porte da empresa, também é vital para uma boa escolha tomar as seguintes ações:

  • Na hora de escolher, sempre considere o perfil de seus funcionários e quais são suas reais necessidades;

  • Certifique-se sobre a qualidade da rede credenciada;

  • Pesquise a opinião de outras empresas em relação à operadora que pretende escolher;

  • Nunca deixe de consultar o ranking de operadoras divulgado anualmente pela ANS;

  • Por fim, conheça bem os mecanismos básicos do plano que pretende contratar (serviços e atendimentos prestados pelo plano de saúde empresarial). 

O último item é extremamente relevante e impacta diretamente na experiência dos beneficiados, já que está ligado com comunicação entre operadora e colaboradores, os recursos tecnológicos, tratamentos oferecidos  e a facilidade de acesso para os atendimentos.

A Dosea, em conjunto com seus parceiros Bradesco e SulAmérica Seguros, pode oferecer o plano de saúde empresarial que se encaixa no perfil de sua empresa.

Saiba como a Dosea ajudou mais de 300 empresas a contratar plano de saúde para seus funcionários!

Fonte:
Por: Dosea Seguros

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
Comercial Sidinha Silva (079) 99127-8894
Converse conosco no WhatsApp