Nosso
Blog

Compartilhar:

Qual a diferença entre Plano de Saúde e Seguro Saúde?

Um dos principais pontos a serem levados em consideração durante o planejamento orçamentário pessoal ou familiar é o quanto pode e será investido em serviços de saúde. Afinal, nunca se sabe quando algo de ruim pode acontecer a você ou a seus familiares. Por isso, na hora de buscar por esses serviços é muito comum surgir a dúvida: qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

É importante saber diferenciar os dois serviços, pois gastos com consultas, tratamentos, internações, cirurgias, entre outros, geralmente são elevados. Diante da situação econômica do país e da maioria da população, são pouquíssimos os brasileiros que possuem capital reservado para arcar com este tipo de despesa de uma só vez. 

Além disso, apesar de nosso país fornecer gratuitamente serviços de saúde, são poucas as cidades que possuem infraestrutura eficiente e que atenda à demanda existente com urgência. Como solução para esse viés, existem duas principais alternativas: plano de saúde e seguro saúde.

No entanto, você sabe quais são as diferenças entre esses dois serviços? Os benefícios de cada um deles vão de acordo com as necessidades do contratante. Ambos apresentam grandes vantagens e têm o mesmo objetivo: disponibilizar assistência médico-hospitalar.

Para acabar com suas dúvidas, continue a leitura!

Plano de Saúde e Seguro Saúde: entenda as principais diferenças entre os dois serviços

O primeiro passo para entender a diferença entre plano de saúde e seguro saúde é saber que, apesar de serem semelhantes em muitos aspectos, tratam-se de dois serviços diferentes. Então, para você distinguir melhor, vamos descrever cada um desses serviços. 

Plano de saúde 

Esse serviço é adquirido por meio de um contrato estabelecido entre cliente e operadora, organização responsável por administrar uma rede de médicos e demais profissionais da saúde, centros de atendimento, clínicas e, em alguns casos, até um hospital.

Para que o cliente utilize os serviços, ele precisa pagar mensalidades antecipadas para obter acesso ao atendimento. Em relação à escolha de profissionais, ela está restrita entre os médicos cadastrados na operadora. Após o atendimento, nenhum reembolso é necessário. 

As coberturas do plano de saúde são divididas em quatro categorias:

  • Ambulatorial;

  • Hospitalar com opção de obstetrícia;

  • Odontológica;

  • Referencial (atende todos os serviços das outras três categorias).

Em relação à carência é sempre importante consultar a operadora do plano. Entretanto, é válido citar que, normalmente, para atendimentos de urgência ou emergência, ela costuma ter a duração de 24 horas após a assinatura do contrato. Para exames, internações e consultas, geralmente o prazo da carência é de 180 dias. No caso de parto, a carência é de 300 dias, ou seja, a cobertura pré-natal está válida após 37 semanas.

Seguro Saúde

Agora, para que você entenda definitivamente a diferença entre plano de saúde e seguro saúde, vamos para a explicação do segundo serviço.

O seguro saúde, diferente do plano, que possui uma lista de profissionais cadastrados (alguns exclusivos do plano), entrega ao beneficiado a liberdade para que ele escolha os profissionais que o atenderão, assim como laboratórios, clínicas e outros serviços.

A principal diferença do seguro saúde está na forma em que é paga a prestação de serviços. Quando o cliente passa, por exemplo, por consultas, cirurgias, atendimentos, exames, internações e tratamentos, o seguro o reembolsa essas despesas, ou seja, cobre os custos.

Assim como no seguro de automóveis ou residenciais, para que o cliente possa usar os serviços ele paga uma mensalidade, conhecida como “prêmio”. O valor do prêmio varia de acordo com as coberturas e assistências contratadas. Outra característica importante para conhecer sobre o seguro de saúde é o fato de todos os segurados pagantes garantirem a assistência mediante o pagamento do prêmio. Funciona de uma maneira muito similar a uma cooperativa.

Hoje também existem seguradoras que oferecem serviços referenciados, que nada mais são do que uma rede de médicos e outros profissionais da saúde recomendados. Para essa modalidade de seguro saúde, o pagamento dos serviços é feito pela seguradora diretamente ao prestador.

Os pontos mais relevantes desse tipo de serviço é a menor espera, a liberdade de escolha de profissionais, clínicas e hospitais, além da exclusividade de ter diferentes módulos de cobertura para que o usuário consiga adquirir o serviço de acordo com seu perfil e suas necessidades.

É importante lembrar que ambos os serviços, plano de saúde e seguro saúde, são fiscalizados e regulamentados pela ANS. Então, caso haja dúvidas que os prestadores não possam ou não pretendam resolver, você pode acionar a agência.

Ficou clara a diferença entre plano de saúde e seguro saúde? Então descubra qual é o melhor plano de saúde para você!

Fonte:
Por: Dosea Seguros

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
996422811
Comercial Stephane Silva (079) 99127-8894