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Telemedicina no Plano de Saúde

Enquanto o novo coronavírus avança pelo Brasil, medidas de distanciamento social são amplamente adotadas para conter o avanço acelerado do vírus e evitar a sobrecarga do sistema de saúde. Diante da necessidade de ficar em casa, todos precisaram se adaptar para oferecer e recorrer a serviços remotamente, inclusive os planos de saúde. É aqui que entra a telemedicina

Para proteger a saúde, tanto dos médicos, que estão na frente de combate dessa batalha, como a dos pacientes, a telemedicina é uma alternativa agora autorizada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Quer saber do que se trata e como usufruir dessa alternativa tecnológica em seu plano de saúde? Então continue a leitura.

Como funciona a Telemedicina

Telemedicina é o exercício da medicina de forma remota, com suporte através de tecnologias interativas, como WhatsApp e Skype. Seu objetivo é prestar suporte ao diagnóstico à distância, interpretação de exames e emissão de laudos médicos.

Essa alternativa é de grande utilidade em tempos como o que estamos vivendo, com a pandemia da Covid-19, no qual precisamos evitar deslocamentos e aglomerações. O CFM autorizou a prática da telemedicina em caráter excepcional e enquanto durar o combate à doença. 

No ofício enviado pelo Conselho Federal de Medicina ao ministro da saúde, em 19 de março deste ano, a nova norma permite que médicos realizem:

  • Teleorientação – Encaminhamento de pacientes em isolamento.

  • Telemonitoramento – Possibilita que, sob supervisão ou orientações médicas, parâmetros de saúde e/ou doença sejam monitorados à distância. 

  • Teleinterconsulta – Permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico.

Seguindo as diretrizes autorizadas pelo CFM, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) emitiu Nota Técnica em 31 de março informando que os atendimentos médicos realizados por meio de telemedicina agora são de cobertura obrigatória pelos planos de saúde. 

"Embora, em condições normais, as operadoras não estejam obrigadas a disponibilizar profissional que ofereça o atendimento pela modalidade de comunicação à distância, a atual conjuntura de enfrentamento à pandemia da Covid-19, sobretudo com as medidas de isolamento adotadas pelas autoridades sanitárias, justifica a priorização, neste momento, dos atendimentos realizados de forma não presencial", reforça o texto. 

Conheça 3 planos de saúde com programas de Telemedicina 

Segundo a ANS, quem quiser ser atendido à distância por um médico, deve procurar a sua operadora de plano de saúde, que deverá oferecer uma opção para o usuário. Apesar de os hospitais e clínicas não serem obrigados a oferecerem a opção da telemedicina, a operadora de plano de saúde deve ter alguma instituição em sua rede que ofereça essa modalidade de atendimento.

Conheça os programas de telemedicina da Hapvida, SulAmérica e Bradesco. 

Hapvida

Quem está com sintomas da Covid-19 e é assegurado pela rede de atendimento da Hapvida pode passar por uma teleconsulta. Caso apresente coriza, tosse seca, febre, falta de ar, dor no corpo ou dor de cabeça, o usuário pode se conectar por vídeo com um dos médicos disponíveis no site (em breve também será possível acessar pelo aplicativo).

Basta acessar o site, pedir para realizar uma consulta de urgência e seguir os protocolos. O serviço funciona todos os dias, 24 horas. 

SulAmérica

A SulAmérica oferece dois canais de atendimento à distância: pelo telefone (0800 - exclusivo para esse tipo de atendimento) e o Médico na Tela. As duas opções estão disponíveis a um clique de distância, dentro do aplicativo do plano de saúde (Android, iOS). 

O Médico em Tela é um serviço de telemedicina oferecido pelo plano de saúde para quem apresenta sintomas leves do coronavírus, para atendimento de um médico generalista ou pediatra. A ideia é esclarecer dúvidas e auxiliar em sintomas simples com um clínico geral. 

Os serviços de telemedicina da SulAmérica não têm limites de utilização, funcionam de 7h às 23h, de segunda a domingo e feriados. 

Bradesco

A Bradesco Saúde também desenvolveu uma série de ações de comunicação para atender os beneficiários e disponibilizou um canal de atendimento pelo telefone 0800-941-6361 (central de orientação médica que funciona 24 horas por dia). 

O objetivo é colocar médicos e enfermeiros à disposição para orientação aos segurados em caso de suspeita da Covid-19.

A Bradesco Saúde criou uma rede de apoio, por meio da rede de clínicas Meu Doutor Novamed, consultórios do programa Meu Doutor e clínicas referenciadas, com assistência exclusiva aos casos suspeitos da doença que necessitam de atendimento presencial.

Com isso, as clínicas Meu Doutor Novamed - que atendem a todos os planos da Bradesco Saúde - tiveram seu atendimento adaptado para esse período. Todos os beneficiários da Bradesco Saúde terão acesso livre ao atendimento médico, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. Em casos de sintomas suspeitos, a equipe de enfermeiros e médicos da Novamed irá acompanhar os pacientes remotamente, com orientação e direcionamento.

Por meio do Programa Meu Doutor, os beneficiários contam também com a assistência nas especialidades de Clínica Médica e Pediatria, treinados para atender aos casos suspeitos. O agendamento de consulta pode ser feito pelo telefone indicado nesta lista ou pelo site da Bradesco Saúde (área do beneficiário).

Essas e outras medidas de telemedicina adotadas durante a pandemia da Covid-19 são iniciativas que dão suporte aos clientes e médicos, além de evitar a ida desnecessária do paciente a uma unidade hospitalar quando apresentar sintomas que podem ser tratados em casa. Ainda é importante reforçar que a recomendação do Ministério da Saúde é ir ao hospital ou pronto atendimento apenas em casos de urgência para evitar  expor a si mesmo e aos outros. 

Em momentos como esse, fica claro como é importante contar com uma assistência médica de qualidade.

Aproveite e aprenda o passo a passo para a contratação de um plano de saúde perfeito para você!

Fonte:
Por: Dosea Seguros

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