Nosso
Blog

Compartilhar:

Entenda o que é a Acreditação das Operadoras de Plano de Saúde

Quando se pensa em adquirir um plano de saúde, logo vem à tona a seguinte dúvida: será que esta operadora me dará uma assistência de qualidade? Para quem não tem experiência no assunto, fica difícil avaliar se o que está sendo oferecido é bom ou ruim. A acreditação das operadoras de plano de saúde é uma ferramenta que permite essa avaliação de maneira simples e segura.

Além disso, a acreditação colabora para a melhoria nos padrões de qualidade, define e aplica indicadores que apresentam os resultados obtidos na avaliação da assistência oferecida, estabelece políticas de atendimento, avalia o nível de satisfação dos usuários de plano de saúde e ainda cria campanhas para a promoção de saúde.

Quer saber mais sobre o assunto para tirar suas dúvidas antes de adquirir um plano de saúde? Continue a leitura!

Entendendo o Programa de Acreditação das Operadoras de Plano de Saúde

A acreditação das operadoras de plano de saúde é um programa que confirma os níveis de excelência de operação dessas organizações. É uma maneira de garantir aos usuários a credibilidade dos serviços prestados.

Essa certificação da qualidade assistencial das operadoras é feita de acordo com avaliações realizadas por entidades de acreditação autenticadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), obrigatoriamente aprovadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). 

Durante o processo de acreditação, essas empresas homologadas pela ANS e responsáveis pela avaliação, checam pontos operacionais como: rotinas e processos administrativos, infraestrutura, tipo e qualidade de serviços de saúde oferecidos, desempenho das equipes dos profissionais de saúde e dos estabelecimentos conveniados, além do nível de satisfação dos usuários. No total, são considerados 147 itens que são divididos em 7 diferentes camadas.

Após a avaliação, a empresa pode receber três tipos diferentes de certificação, de acordo com os resultados obtidos durante o processo de acreditação da operadora. Confira:

  • Nível I (ouro): operadoras de planos de saúde avaliadas entre 90 (noventa) e 100 (cem) pontos;
  • Nível II (prata): operadoras de planos de saúde avaliadas entre 80 (oitenta) e 89 (oitenta e nove) pontos;
  • Nível III (bronze): operadoras de planos de saúde avaliadas entre 70 (setenta) e 79 (setenta e nove) pontos.

As 7 camadas de itens avaliados durante o exame de acreditação

As sete camadas que classificam os 147 itens considerados durante a avaliação de acreditação das OPS para que elas consigam o certificado são as seguintes:

1. Dinâmica da Qualidade e Desempenho da Rede Prestadora

Essa camada de avaliação é usada para determinar as práticas que vão assegurar, aos médicos e prestadores de serviço vinculados com a rede conveniada, um processo de desenvolvimento e melhoria contínua focado na qualidade, segurança e eficácia na assistência aos conveniados. 

2. Estrutura e Operação

Aqui são propostos os requisitos necessários para garantir ao beneficiário o acesso facilitado à operadora: contato gratuito e multicanal, divulgação dos direitos e deveres explícitos no contrato, transparência em relação ao consumo e sustentabilidade da operadora e os demais dados relevantes para certificar a qualidade da assistência prestada aos usuários do plano de saúde.

3. Gestão

Aqui são avaliados para acreditação os itens relacionados à gestão de recursos humanos da operadora, TI, gestão de liderança, das parcerias e terceirizações, que incluem regras específicas de avaliação dos fornecedores.

4. Programas de Gerenciamento de Doenças e Promoção da Saúde

Esta camada está diretamente relacionada à implementação de programas de medicina preventiva e tem como objetivo certificar uma gestão otimizada dos grupos de beneficiários com doenças específicas para manter o controle de custos assistenciais.

Também são avaliadas nesta camada: frequência, qualidade e índice de promoção de campanhas destinadas aos usuários com foco na conscientização sobre qualidade de vida. 

5. Programa de Melhoria da Qualidade

Neste grupo, estão reunidos os itens relacionados à promoção da institucionalização do processo de melhoria de qualidade e aos grupos responsáveis por essa iniciativa e outras mudanças na operadora de saúde.

6. Satisfação dos beneficiários

Os itens avaliados estão ligados à pesquisa de satisfação dos usuários, bem como suas experiências de atendimento e ao programa de tratamento adequado às reclamações (SAC, qualidade e velocidade de atendimento, acessibilidade aos canais de comunicação, entre outros).

7. Sistemáticas de Gerenciamento das Ações dos Serviços de Saúde

Aqui são avaliados os pontos ligados ao dimensionamento da rede prestadora. São determinados e analisados nesse grupo: a abrangência e adequação geográfica da rede conveniada para garantir o atendimento das necessidades dos beneficiários em macrorregiões, em todo território nacional ou internacional.

Nesse grupo, também estão incluídos os fatores responsáveis pela agilidade no uso da rede assistencial quando uma solicitação é feita por um cliente.

Acreditação dos Hospitais e ROPs

Para a acreditação de hospitais, é realizado um processo avaliativo, com validade internacional, que usa como base os ROPs (Prática Organizacional Exigida, em português), que são as diretrizes responsáveis por assegurar a qualidade dos serviços de saúde prestados no hospital.

Dentro dos ROPs estão envolvidos desde procedimentos simples, como a higienização das mãos, até os complexos, como protocolos de segurança para cirurgias.

Caso você queira identificar se um hospital é acreditado, saiba que é bem simples e pode ser feito de duas maneiras:

1 - Identificação do selo físico de acreditação instalado no local;

2 - Diretamente no site da instituição. 

Você também pode observar as rotinas e boas práticas hospitalares, mas não tire conclusões por conta própria. Se estiver com dúvidas, procure um responsável dentro do hospital para garantir a certificação de acreditação da instituição.

Então, já sabia o que era acreditação das OPS? Se quiser aprender muito mais sobre o assunto, baixe o Guia completo do Plano de Saúde Individual e Familiar!

Fonte:
Por: Dosea Seguros

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
996422811
Comercial Stephane Silva (079) 99127-8894