Nosso
Blog

Compartilhar:

Como se prevenir das doenças graves mais comuns no Brasil

É muito comum ligar a TV no noticiário e se deparar com notícias sobre doenças e epidemias que se espalham todo ano no Brasil e no mundo. Você saberia dizer quais são as doenças graves mais comuns em nosso país?
As doenças graves de maior mortalidade no Brasil atualmente estão relacionadas ao estilo de vida da população: sedentarismo, alimentação ruim, estresse, mentes agitadas, consumo de álcool e cigarros, entre outros. Esse estilo de vida faz com que as pessoas se preocupem menos em cuidar da saúde e prevenir doenças.
Neste post, você vai saber quais são essas doenças graves e as formas de prevenção.

Doenças do aparelho circulatório

Dados do Ministério da Saúde apontam que as doenças cerebrovasculares, como o derrame, são as que mais matam no Brasil. O derrame, principal exemplo de doença cerebrovascular, pode ser causado por sangramento ou interrupção do fluxo de sangue no cérebro.  
Também conhecido como parada cardíaca ou ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio é a segunda doença que mais mata no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. Ele ocorre quando há morte do tecido (necrose) de parte do músculo que compõe o coração.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dois minutos, três pessoas morrem por problemas cardiovasculares no mundo. No Brasil, somente em 2017, foram 240 mil mortes por infarto, por exemplo.

Como evitar doenças do aparelho circulatório?

A principal maneira de se prevenir de doenças circulatórias é a prática frequente de exercícios físicos, além de se alimentar adequadamente e evitar o consumo de álcool e cigarro.
Além disso, o brasileiro não tem o hábito de fazer exames de rotina, o que dificulta a detecção de problemas de circulação ainda em fase inicial.
Procure um médico para fazer seu check-up de rotina. Dessa forma, é fácil diagnosticar doenças graves em fase inicial e tratá-las de maneira eficaz, prolongando seus dias de vida com saúde. Ter um bom plano de saúde pode te ajudar nessa tarefa, e garantir maior segurança e bem-estar para você e sua família.

Pneumonia

Menosprezada por muitos, a pneumonia é, surpreendentemente, a terceira doença que mais causa mortes no país.
A pneumonia é uma inflamação no pulmão, que carrega sintomas como dor no tórax, tosse, dificuldade respiratória e febre, e é contraída por bactérias, respiração ou circulação sanguínea. A pneumonia toma conta de todo o aparelho respiratório, danificando o pulmão. Cerca de 900 mil casos de pneumonia são registrados por ano no Brasil.

Como evitar a pneumonia?

Para prevenir essa doença grave é preciso ficar atento aos sintomas e procurar atendimento médico assim que os sintomas aparecerem. Um diagnóstico feito nos momentos iniciais pode evitar finais trágicos.

Diabetes

A quarta doença mais fatal no Brasil é a diabetes. Uma deficiência do organismo faz com que a produção de insulina seja insuficiente, provocando perda de peso, sede excessiva e aumento da produção de urina. A insulina é responsável por controlar o nível de açúcar no sangue, transformando-o em energia para o funcionamento do corpo.

Diagnosticando a diabetes

A melhor maneira de detectar a diabetes é por meio de exames de rotina. Por isso, é fundamental manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, além de ir ao médico com frequência.

Câncer

Uma das mais temidas doenças graves, o câncer também está na lista das enfermidades que mais matam no Brasil. Existem vários tipos de câncer e eles podem atingir qualquer tecido ou órgão do corpo. Entre os mais comuns estão: cólon, cérebro, estômago, mama, intestino, próstata, ossos e pulmão.
O câncer é diagnosticado através de exames que identificam células malignas no corpo e determinam o tratamento adequado para o tipo de doença diagnosticada. O tratamento dessa doença é complexo, podendo incluir cirurgias, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia, hormonoterapia e medicamentos orais.

É possível evitar um câncer?

Parece redundante, mas o surgimento de cânceres também pode estar relacionado a hábitos de vida prejudiciais. Uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares sempre vão te ajudar a estar mais longe das doenças. Além disso, um bom plano de saúde no qual possa fazer seus exames de rotina pode agregar mais tranquilidade à sua vida.  

Como evitar doenças graves?

Como já dissemos aqui, a melhor maneira de evitar doenças é procurar manter hábitos saudáveis. Faça atividades físicas, tenha uma alimentação equilibrada, fique longe do álcool, cigarro e outras drogas.
Além disso, é fundamental ter um bom plano de saúde, que garanta acesso a bons médicos, e um acompanhamento regular da saúde. Exames de rotina são excelentes caminhos para descobrir sinais que podem se tornar doenças graves. Essas doenças também podem ser evitadas por meio de um tratamento imediato.
Você, que mora em Aracaju, que tal conhecer as principais opções de planos de saúde na cidade?

Fonte:
Por: Dosea Seguros

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
996422811
Comercial Stephane Silva (079) 99127-8894