Nosso
Blog

Compartilhar:

Como promover mais qualidade de vida no trabalho?

Ter mais qualidade de vida no trabalho é, atualmente, um dos principais anseios dos profissionais atuantes no mercado. Uma vez que o trabalho ocupa um papel importante na vida de todos, desenvolver um ambiente com benefícios e melhores condições promove o engajamento do time e pode reduzir as taxas de absenteísmo e turnover, além de aumentar a produtividade. 

Uma pesquisa da Right Management revelou que profissionais motivados chegam a ser 50% mais produtivos. No entanto, como promover ações em prol da qualidade de vida no trabalho e impactar positivamente no rendimento do time? Continue a leitura e entenda melhor. 

Qualidade de vida no trabalho: como ela afeta o absenteísmo

Primeiramente, vale entender que absenteísmo é a quantidade de faltas ou atrasos dos colaboradores. Claro que imprevistos eventuais são esperados, mas por falta de ações e campanhas que promovam a saúde e o bem-estar na empresa, esse índice pode aumentar - e muito! 

Um ambiente de trabalho ruim pode influenciar negativamente na saúde física e mental de qualquer colaborador, levando a problemas como cansaços excessivos, estresse, depressão, ansiedade, insatisfação e desmotivação com o trabalho. A consequência disso é a queda na produtividade.

No Brasil, as principais causas de absenteísmo nas empresas são justamente a depressão, o estresse e a síndrome de Burnout. Segundo o International Stress Management Association (Isma-BR), 9 em cada 10 profissionais brasileiros apresentam algum sintoma de ansiedade, e quase metade deles já tiveram episódios de depressão. 

Por isso, um dos grandes desafios da gestão de pessoas é promover a qualidade de vida dos colaboradores para ajudar a controlar e diminuir o índice de faltas, pois quando o colaborador se ausenta do trabalho, a empresa sente um impacto negativo financeiramente e sofre com atrasos nos prazos, além do acúmulo de funções para outros funcionários. 

Uma das maneiras de reduzir as faltas, principalmente por problemas de saúde, é investir em um plano de assistência médica para os colaboradores. 

Ações preventivas contra o absenteísmo

Preservar a saúde física e mental dos colaboradores impacta diretamente na redução das taxas de absenteísmo. Por isso, é importante investir em alternativas para que todos do time sejam cuidados, tanto por meio de programas internos de cuidados com a saúde e qualidade de vida no trabalho, quanto oferecendo como benefício o plano de saúde empresarial

Até mesmo pequenas empresas e microempreendedores podem oferecer aos colaboradores uma assistência médica de qualidade como vantagem, com acompanhamento preventivo para cuidar da saúde e do bem-estar. Atualmente, as corretoras de seguro oferecem planos com apenas dois beneficiários, no mínimo. 

Além disso, outras ações podem ser aplicadas para promover a qualidade de vida no trabalho e reduzir o número de faltas e atrasos, promovendo mais engajamento e produtividade. São elas: 

1 - Ofereça benefícios reais aos seus funcionários

Como informamos, muitas empresas já reconhecem a necessidade de valorizar seus funcionários (o capital mais importante da empresa). Para reter talentos e promover melhores condições de trabalho, é importante oferecer benefícios reais que realmente tenham valor para os funcionários.

Para definir quais são os melhores benefícios para oferecer em sua empresa, é importante conhecer o seu público interno: faixa etária dos colaboradores, estado civil, posição hierárquica, formação, etc. 

Vale-cultura, bolsas de estudos, plano de saúde, plano odontológico, vale-alimentação e auxílio-creche são alguns exemplos de vantagens que podem ser oferecidas aos colaboradores, de acordo com seus desejos e necessidades. 

2 - Incentive a prática de esportes e exercícios físicos

Para promover a qualidade de vida no trabalho é importante incentivar práticas que reduzam o estresse. Praticar regulamente uma atividade física pode diminuir consideravelmente os níveis desse problema. Por isso, é importante incentivá-la entre os colaboradores. 

Ofereça benefícios para os funcionários se interessarem pelo assunto, como vale-academia ou promova grupos de corrida.

3 - Planeje o ambiente de trabalho

Para ser agradável, é importante que o local de trabalho atenda aos requisitos mínimos. Cuidado com ambientes mal iluminados, úmidos ou sem circulação de ar adequada. Isso pode criar insatisfação e péssimas condições de trabalho para os colaboradores. 

Portanto, ofereça condições básicas para que todos possam desempenhar suas funções com tranquilidade, evitar acidentes de trabalho ou promover doenças infecciosas, principalmente pelo ar. 

Cuidar da saúde e da qualidade de vida no trabalho é responsabilidade do empresário e empreendedor. Valorizar seu time pode levar os negócios a outro patamar.

Saiba como funciona o Plano de Saúde Empresarial e confira dicas de contratação para oferecer esse benefício aos colaboradores da sua empresa com condições especiais.

Fonte:
Por: Dosea Seguros

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
Comercial Stephane Silva (079) 99127-8894