Nosso
Blog

Compartilhar:

DOAÇÃO DE SANGUE – SEJA UM DOADOR, VOCÊ É O TIPO CERTO DE ALGUÉM.

Para quem doa são alguns minutos, para quem recebe é uma vida inteira, doar sangue é doar vida, saiba que você é o tipo certo de alguém! Obrigado por salvar vidas.
 
Não existe nada que substitua o sangue. Composto por células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação.
Um gesto de amor do doador que dá esperança de vida e saúde para quem mais precisa: mãe, pai, irmãos, amigos ou mesmo uma pessoa que você nunca viu. Doar sangue é um ato de empatia ao próximo, é da oportunidade do outro recomeçar a própria vida, não importa quem será o beneficiado.
Os estoques dos bancos de sangue de todo o País precisa estar constantemente abastecidos para atender tanto quem estiver em situação de emergência (após um acidente, por exemplo) quanto para quem necessita de sangue com frequência (pacientes internados ou em tratamento de longo período) e ainda para cirurgias.
 
Devido à pandemia, muitas pessoas deixaram de doar, mas fica tranquilo, os centros estão preparados para receber sua doação com todos os cuidados necessários. Além dessa situação atípica, novembro precede as férias e outros períodos de feriados prolongados, por isso sua escolha em ser o mês especial para promover um ato tão solidário e deixar os bancos de sangue com estoque equilibrado.
 
Tornar o gesto da doação de sangue um compromisso, tornando-se um doador frequente é de suma importância.
 
O QUE PRECISO PARA DOAR?
Ter entre 16 e 69 anos de idade;
Pesar acima de 50 kg;
Caso tenha feito uma tatuagem, aguardar entre 6 a 12 meses para certificar que não foi contaminado com nenhum tipo de hepatite e que continua saudável;
Nunca ter usado drogas ilícitas;
Aguardar um ano após a cura de alguma DST;
Apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional.
Outra coisa importante é evitar consumir alimentos gordurosos pelo menos 4 horas antes da doação, evitando ficar em jejum, além disso, faça um lanche leve pós-doação que normalmente é fornecido no local de doação, você será orientado a permanecer no local por pelo menos 20 min pós retirada do sangue e em caso de sintomas durante o restante do dia procure atendimento médico.
Sim, no dia da doação de sangue principalmente assim que for doado, é recomendado repouso, sem atividade física e esforços.
 
Ainda assim, no centro de doação serão feitos exames para comprovar a saúde do sangue e indicar se você está apto a ser um doador ou doadora como também será dada toda orientação necessária, antes e pós-doação.
E por curiosidade você poderá doar mais de uma vez ao ano.

Darei cinco ótimos motivos para você também se tornar um doador ou doadora:

 Uma única doação pode salvar até quatro vidas;
 Não existe substituto natural ou sintético para o sangue;
 Não há risco de contrair doenças durante a doação;
 Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado;
 Doar é um ato de amor, seja um voluntário e ajude a salvar vidas.
Sabia que uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação é coletado no máximo 450ml de sangue. Viu como é pouco? Mas muito para quem precisa. 
 
Em Aracaju/SE você pode doar nos seguintes locais:
IHHS - Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe - Banco de Sangue;
HEMOSE - Centro de Hemoterapia de Sergipe.
 
Nos centros de doações você doador ou doadora será orientado (a) aos cuidados antes de doar, quais são as outras regras para quem pode doar e os cuidados com a pós-doação. Ah! Para dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue, você passará também por uma entrevista, responda de forma sincera.
Depois que o sangue é doado ele é separado por diferentes componentes e poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada onde serão distribuídos aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.
 
SABIA QUE SEU ANIMAL TAMBÉM PODE AJUDAR SALVAR VIDAS?

Saiba alguns dos pré-requisitos para os doadores animais:
Cães acima de 25 kg e Gatos acima de 5 kg;
Devem ter entre 1-7 anos de idade;
Estar saudável e vacinado;
Ter temperamento dócil.
 
Consulte seu veterinário para orientações e mais informações.
 
 
Atenção: A informação existente neste blog pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com o Serviço de Saúde. Assim também como o veterinário do seu animal de estimação.
 
 
Para outras matérias acesse nosso Blog da Dosea Seguros. 

Fonte: HEMOSE
Por: DOSEA SEGUROS

Faça uma Cotação

Fale Conosco pelo WhatsApp
Comercial Stephane Silva (079) 99127-8894