O QUE É FEBRE?
A febre é um mecanismo de defesa do organismo que é ativado quando há algo anormal em seu funcionamento, o aumento da temperatura corporal acima de 37,8 º C é considerada febre pelo contexto clínico.
Em consultórios e no pronto atendimento pediátrico, a queixa mais frequente em crianças é a febre, ainda mais preocupante em tempos de Covid-19.
Quando a febre surge é um sinal do sistema imunológico para informar que algo não vai bem, podendo ser infecção, vírus, inflamação e outras doenças, sendo a febre um sintoma e não a doença, ela reage ao problema, o que é positivo. Na tentativa de eliminar o intruso do organismo causador da ativação da febre, a pessoa tem a sensação de frio e pode apresentar até tremores.
Por isso a temperatura corporal é ajustada para acima de 37º C, a região cerebral com funções termorreguladoras, entre outras é chamada de hipotálamo.
QUANDO DEVO ME PREOCUPAR?
Procure por ajuda médica caso:
- A febre do seu filho dure mais de 72 horas;
- A temperatura do pequeno esteja acima dos 39 °C;
- A temperatura não abaixe, mesmo após medicação;
- O pequeno esteja prostrado mesmo quando a temperatura baixa;
- A febre esteja acompanhada de:
- Dor de cabeça;
- Erupções cutâneas;
- Sensibilidade a luz;
- Rigidez e/ou dor no pescoço;
- Vômitos persistentes;
- Dor abdominal;
- Dor ao urinar;
- Fraqueza muscular;
- Dificuldade em respirar ou dor no peito;
- Convulsão;
Se o seu filho tem menos de 3 meses de idade e estiver com febre, procure por ajuda médica IMEDIATAMENTE, pois nesse estágio de vida, todas as vacinas necessárias ainda não foram aplicadas e seu sistema imunológico ainda é muito sensível.
Quando você tem um plano de saúde, nessas horas não se preocupa com gastos em consultas e exames, por isso é tão importante.
ATENÇÃO: A informação existente neste blog pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação profissional com o Serviço de Saúde.